20

JULHO

em São Paulo  

5 aulas mensais, aos sábados

Professor Djalma Motta Argollo: psicoterapeuta Junguiano com 24 livros publicados

Djalma Argollo nasceu em Salvador, Bahia. Entre os seus livros publicados, estão: Desenvolvimento Pessoal: uma proposta de individuação; Viver conscientemente; Sonhos: a essência orientando a existência; Relações Psíquica: o conceito junguiano da Participação Mística.

É conferencista nacional e internacional, Master em PNL, formado em Profissional Therapy e Master Class, com Zeffrey Zieg, PhD. Formou-se em Presence Coaching, com Richard Moss e Robert Dilts.

Professor de Teoria Junguiana, Psicoterapeuta Junguiano Pós-Graduado pela Faculdade Hélio Rocha e pelo Núcleo Carl Gustav Jung, da Clínica Psiquê.

“Embora mudado, ressurgirei eu mesmo” - Jakob Bernoulli

O objetivo deste curso introdutório é proporcionar ao aluno o conhecimento básico da teoria Junguiana e do que ela pode realizar, tanto no campo da terapia das síndromes psicopatológicas quanto na área do desenvolvimento pessoal. Além do seu programa teórico, este curso tem um caráter vivencial, incluindo estudos de casos e análises de situações que os participantes sentirem o desejo de partilhar. Após a conclusão do curso introdutório, será oferecida uma formação avançada subsequentemente.

O curso abordará a Psicologia Analítica, os mitos, símbolos, entre outros temas. Serão introduzidos ao participante métodos de autoconhecimento, para que sejam aplicados na compreensão do seu cotidiano, bem como do cenário familiar, profissional, educacional e social.

Curso ministrado em 5 aulas, aos sábados, em período integral

As aulas acontecerão aos sábados, de 9h às 18h, com intervalo de 1 hora para almoço e duas pequenas pausas para coffee-break (que ofereceremos aos participantes), nos períodos da manhã e da tarde.

Forneceremos apenas aos inscritos a lista completa de referências bibliográficas do curso, além de indicações de filmes, entrevistas e outros vídeos sobre Jung e a Teoria Jungiana. Ao final do curso, os participantes que tiverem cumprido o critério de 80% de presença receberão certificado de curso  livre, assinado pelo professor Djalma.

O curso tem carga horária de 40 horas. As aulas acontecerão entre os meses de julho e novembro.

 

DATAS DAS AULAS:

Aula 1: 20/07

Aula 2: 17/08

Aula 3: 21/09

Aula 4: 19/10

Aula 5: 09/11

 

PROGRAMA COMPLETO DO CURSO:

 

  • Breve história da descoberta do Inconsciente

  • Biografia Carl Gustav Jung

  • O que é e como surgiu a Psicologia Analítica

  • A esfera psíquica e seus conteúdos

    – Energia Psíquica

     – Consciência

                 Tipos de Atitude

                  Funções da consciência

     – Eu ou ego

     – Persona

                   Surgimento

                   Fenomenologia da Persona

                   Função

  • O inconsciente pessoal e seus conteúdos

     – A descoberta dos Complexos de Tonalidade Afetiva

  • Inconsciente Coletivo

    – Descoberta e Definição

    – Arquétipos

                     Definição

                     Origem

                     Principais arquétipos

                     Sizígia: Animus/anima

                     Paterno e materno

  • Sombra

  • Tipologia Junguiana

  • Desígnio e individuação

  • Sonho e sua interpretação

  • Sincronicidade

  • Participação mística

  • O desenvolvimento da personalidade

  • Noções de Terapia Junguiana

  • Estudos de casos

Certificado de conclusão do Curso Introdutório de Teoria Junguiana

Ao final do curso, os participantes que tiverem cumprido o critério de 80% de presença receberão certificado de curso  livre, assinado pelo professor Djalma Argollo.

De acordo com a legislação vigente,  os cursos livres se enquadram na modalidade de capacitação profissional, que objetivam qualificação e educação continuada. Cursos livres não exigem formação prévia.

O funcionamento de cursos livres é previsto por lei, de acordo com o Decreto Presidencial N° 5.154 (23 de julho de 2004), que constitui a sua base legal de validade. Lei de Cursos Livres, nº. 9394/96 art. 67 e 87, inciso III e Parecer nº. 64/2004.

As inscrições estão encerradas.