Pensadores

Mensagem de alerta do pai da Psicanálise, Sigmund Freud

By 20/08/2024 setembro 1st, 2024 No Comments
Compartilhe

Os Epicuristas vão dizer que a humanidade de hoje encara a sua face mais fria, inanimada de vida em si. 

Quantas reflexões vãs e modismos fúteis (Freud se refere aos que atuam como profissionais nas áreas da saúde mental), cujo destino, em si, é a aceleração das exaustões mentais, das alienações psíquicas, das personalidades dissociadas de si.

Mesmo ante os esforços da Psicanálise, da Psicologia, da indiferente Psiquiatria, vemos seus agentes deturpando seus significados e significantes, a exemplo de pedreiros manejando bisturis em cérebros em operação, que devem apenas ser manuseados, tal qual delicados pincéis, por mãos estudadas e treinadas por uma vida.

Presenciamos a derrocada de todos os valores morais. Dos tidos em menor ou maior tamanho, os que habitam tanto o espírito do mais ignorante quanto do mais elucidado.

Inventam-se psicanálises que não a minha. Psicologias analíticas que não a de Gustav, individualistas que não a de Adler, o Espiritismo que não o do Espírito da Verdade.

Cuidado para que o arquétipo da charlatanice em voga não seja validado como agente positivo que naturaliza no mundo esconder os nossos defeitos e crimes de nós mesmos, entregando-nos à loucura coletiva que nos aniquilará a sociedade.

| Sigmund Freud

Mensagem psicografada no dia 20 de agosto de 2024

Leave a Reply